domingo, fevereiro 18, 2007

.sobre (meu) pré-carnaval.

[Baile Municipal, EU e PAPAI, Recife-Fev-2007; Photo: Milton Ferraz]

Ao passar pelos viadutos sempre me espanto um pouco, ainda mais quando eles se entrecruzam, acho fantástico.

Chegei em Recife (PE) na hora do almoço de um sábado. A cidade comemora 100 anos de frevo. A quem diga que o canto carnavalesco pelas ruas estão acontecendo desde a passagem do natal.

Sábado. Dia do tradicional Baile do Municipal.

Antes de ir ao tão falado baile fui passear pela cidade. Recife antigo. Lembrou-me Belém. Fui ao Paço Alfândega, atrevessei pontes com uma decoração animada de pessoas dançando passou de frevo com aquela sombrinhinha. Visão muito bonita de prédios antigos ao lado de novos do outro lado do rio.

Livraria Cultura, sem comentários. Estrago total no meu cartão de crédito.

A cidade fervia carnaval. Após o almoço e a ida a livraria, continuei passeiando pelas ruas do recife antigo, próximo a onde denominam de marco zero.

Ouvi maracatus de longe. Quanto mais eu me aproximava, mas eu me arrepiava. Gente de todo tipo tocando aqueles instrumentos. Alegres, animados e orgulhosos de estarem participando da manifestação de rua, manifestação popular.

E foi assim durante toda a visita as ruas daquele local...velhos, adultos, crianças, pobres, ricos, negros e mestiços circulando para esperar as apresentações que iam ocorrer nas ruas do Recife antigo.

De noite foi a vez do municipal. Todas as pessoas fantasiadas, das mais variadas e criativas coisas...desde columbinas e arlequins à descontroladores de vôo...tudo na paz, muito divertido e com atração de Alceu Valença, Elba Ramalho e Ney Matogrosso, como os principais...com mais 5 cantores da terra.

Foi animação do começo ao fim.

Eu, apenas coloquei uma das roupas coloridas que tenho, fiz uma trança em meus cabelos e coloquei uma travessa florida...mas eu queira mesmo era uma peruca verde.

"Dancei" frevo e os maracatus...não teve uma briga, pelo menos próximo onde eu esteva, e o clima de carnaval, bebida, diversão e azaração rolando nos quatro cantos do recinto.

Foi uma experiência muito positiva, que já valeu em cansaço pelo carnaval que quase nunca participo.

1 Comments:

Blogger Mauricio said...

Oi Milena,

Sábado tb cai no samba aqui no Rio, num bloco onde a bateria é composta somente de mulheres, muito legal! (imagina um uruguaio no samba...)

Comemorei meu anivérsário em grande estilo :o)

6:43 PM  

Postar um comentário

<< Home