domingo, fevereiro 26, 2006

...quadrinhos e...

[Dave Mackean]
Ao longo dos prá lá de cinco anos de convivência ao lado do fernando, muitas coisas foram apreendidas, trocadas, compartilhadas, assimiladas e compreendidas.
Sandman e o universo dos quadrinhos foi algo que "ganhei" de presente do fê. Desde moleque ele colecionava tudo, comprava pilhas, todas as sagas, se arriscava a ser "quadrinhista" aos sete anos e tinha uns cartazes grudados na porta do quarda-roupa da mãe dele. Ele descobriu sandman na pré-adolescência e eu com ele na juventude. Fiquei um tanto fã. Pricipalmente das histórias do Neil Gaiman, e também das ilustrações do Dave Mackean. Dupla dinâmica muito bem sucedida e complementar.
Depois disso é um passo pra querer "tudo" do rapaz escritor (coisa de caprocorniano, não se contêm só em conhecer a obra, quer tê-la, as raridades, as capas duras...."os singles").
.
Lendo um dos prefácios, o Neil comenta sobre uma garçonete vestida como a Morte....
Não consigo imaginar como deve ser espalhar referência por aí....será que os criadores de algo não se importam de ver suas "cópias" andando por aí, ou simplismente acham bacana ser considerado de tamanha influência, como os que são barbudos por causa dos Los Hermanos, ou os beatlemaniacos que tem o corte de cabelo parecido. Onde começa o que somos e termina as referências que temos?
Somos praticamente o que lemos, assistimos, adquirimos com influência social, familiar...retalhos de uma grande colcha...de fragmentos, de memória, de opiniões formadas ou não.
A garçonete poderia nem ter conhecimento da obra Sandman, poderia nem saber que estava servindo café ao suposto pré-criador da Morte com aspecto feminino, gótico, com um ank no pescoço...simplesmente estava sendo ela mesma, com as roupas que gosta de vestir....o limiar é tênue...pra sermos quem realmente somos...
Enquanto isso na sala de justiça continuo a coleciar as histórias desse cara, e de alguns outros que aprecio a obra e/ou a literatura.